top of page

Brasileiros no Exterior e o Psicológico.

  • Foto do escritor: Jeferson Sehn
    Jeferson Sehn
  • 5 de dez. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 11 de mar.

Existem inúmeras questões que levam uma pessoa a sair de seu país de origem para viver em um país estrangeiro, sejam elas, um trabalho, um sonho, um objetivo de vida, um grande amor, guerras, etc... Por mais que esses pontos possam ser diversificados, há algumas questões semelhantes que podem vir a atravessar o psicológico desse grupo especifico de pessoas.


Afinal, morar em outro país nem sempre é algo fácil e simples, pois estar em um novo espaço, com uma nova cultura e em uma rotina diferente pode causar dificuldades psicológicas e desconfortos emocionais sinalizados por questionamentos/duvidas incessantes e uma mistura de sentimentos que parecem contraditórios.


Durante os diversos anos de minha prática clínica tenho observado que os principais fatores que atingem o psicológico das pessoas que vivem fora de seu país de origem giram em torno da falta de suporte emocional oriundo do laço familiar ou das redes de amizades construídas no país de origem. Faltas que se intensificam com a dificuldade em criar e estabelecer novas amizades e interações sociais no país estrangeiro.


Outras questões relacionadas a resoluções de problemas práticos, como conseguir e manter um trabalho de qualidade, alugar uma casa, dificuldade com o idioma local e a ausência de comidas típicas do Brasil também tem grande influência no bem-estar, na confiança e na autoestima das pessoas. Somado a isso, a Xenofobia (discriminação estrangeira), pode intensificar os desconfortos e fragilizar a psiquê de qualquer pessoa.


A sazonalidade do clima também tem influência direta em como as pessoas se sentem física e psiquicamente. Há um grande número de pesquisas que demonstram como a alteração de nossos hábitos, comportamentos e humor são afetados pela temperatura, luz e umidade do clima onde as pessoas estão.


Obviamente, que não são só as questões externas que contribuem com o bememocional de uma pessoa, somam-se a elas as questões psíquicas internas, que também tem um papel fundamental no resultado final, sobre como cada um(a) vai se sentir e lidar com tais situações externas. Por isso, o estado em que cada pessoa se encontra é singular e necessita atenção e cuidado impar ao ser escutada por um profissional da psicologia.


Todas as questões citadas acima se aglutinam e se alternam com acontecimentos e sentimentos bons que por vezes podem aliviar a carga de viver fora do país de origem. Contudo, nem sempre os momentos felizes da vida são capazes de eliminar ou amenizar situações de sofrimento intenso e esse é um sinal importante de que sua qualidade de vida está sendo prejudicada por questões de ordem psíquica.


Buscar ajuda psicológica profissional é uma forma inteligente para lidar com o sofrimento. Porém, nem todo mundo se adapta ou encontra acolhimento em um atendimento psicológico em outro idioma, por isso muitos brasileiros optam pelo atendimento online com um(a) psicólogo(a) brasileiro(a). A ajuda psicológica na língua materna ou idioma nativo facilita no entendimento linguístico, no uso de sinônimos e até mesmo gírias, que muitas vezes são exclusivamente usados no Brasil.


Além da afinidade do idioma nativo, muitos brasileiros também se utilizam das vantagens que a moeda estrangeira traz em relação a moeda brasileira para iniciar um processo psicoterapêutico de qualidade. Por mais que a situação financeira também se apresente como uma questão em alguns casos, conseguir alcançar maior inteligência emocional, aliviar tensões e sofrimentos, conquistar novos aprendizados sobre si e eliminar sintomas, não tem preço.


Valorize e se importe com sua saúde mental, isso pode mudar a sua vida onde quer que você esteja.




ree





 
 
bottom of page