Como se preparar para sua sessão on-line?
- Jeferson Sehn
- 21 de dez. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de mar. de 2025
A modalidade de atendimento on-line é uma realidade que veio pra ficar!
Essa modalidade vem contribuindo muito com a democratização do acesso à uma psicoterapia por parte de pessoas que estavam privadas fisicamente e geograficamente de frequentar o consultório de um(a) psicólogo(a).
Agora basta ter em mãos um dispositivo conectado com a internet que você tem a possibilidade de fazer uma psicoterapia com um(a) psicólogo(a) (que também esteja conectado a internet) em qualquer canto do mundo, né? Não, uma psicoterapia é muito mais complexa e não se simplifica a uma conexão virtual ou presencial entre duas pessoas. (Falarei mais sobre isso em um próximo texto).
Por ora, resolvi começar dando algumas dicas de ordem prática para auxiliar aqueles(as) que fazem ou gostariam de fazer uma psicoterapia on-line a se prepararem para esse momento tão singular.
1 - Procure um lugar que você se sinta confortável para falar de suas questões (pode ser no seu quarto, escritório ou dentro do seu carro). Dê preferência a um lugar mais reservado, afim de evitar interrupções e o receio de ser ouvido por terceiros.
2 - Antes de cada sessão, verifique o nível de bateria do dispositivo que irá utilizar para fazer sua terapia. Se possível, mantenha o dispositivo com carga acima de 50%.
3 - Desative as notificações sonoras e visuais dos seus demais Apps durante a sessão. Estímulos desse tipo, geralmente interrompem ou comprometem a linha de raciocínio, narrativa e elaboração.
4 -Reserve um tempo previamente à sua terapia para se organizar, como se estivesse na sala de espera do consultório do(a) seu/sua psicólogo(a)..
5 - Se possível for, use fones de ouvidos, isso diminuí a interferência de ruídos externos indesejados.
Essas dicas podem te ajudar a ter maior proveito do seu processo de análise e consequentemente sentir seus efeitos de forma mais rápida.



